Excesso de medo e mitos podem causar dor lombar crônica?

1473475524

Sabemos que a dor lombar, hoje, é o principal causador de afastamento do trabalho por incapacidade. Sabemos também que a dor lombar está repleta de mitos, como por exemplo, “Você nunca mais poderá carregar peso”“De agora em diante você não poderá mais dobrar a sua coluna”“O movimento de flexão é extremamente prejudicial para a sua coluna”, “A sua coluna está igual à de um idoso, por isso a sua dor”.

Quantos de vocês já não ouviram falar essas frases acima? Pois bem, a literatura científica está repleta de evidências que contradizem todos esses mitos citados. E mais, pra agravar ainda mais, há muitas evidências que confirmam que o excesso de mitos levam os pacientes a um medo exagerado, causando uma catastrofização com consequente aumento de dor. Muitas vezes, uma dor aguda que poderia se dissipar dentro de alguns dias, acaba se cronificando devido ao excesso de mitos e crenças que envolvem a tão injustiçada dor lombar.

A correlação da dor a um possível dano tecidual é um dos principais agravamentos desses números.  Podemos definir Dor como uma resposta cerebral à uma possível percepção de ameaça. Porém, nem sempre essa percepção que chega ao cérebro é realmente uma ameaça ou uma lesão tecidual.

Um estudo publicado em 2015 na BMJ OPEN demonstrou os malefícios dessas crenças nesses pacientes com dor lombar. Esses pacientes, com medo excessivo, mantém seu alarme ligado o tempo todo, cuidando da sua Lombar em todos os movimentos e tarefas que realiza, enviando constantemente ao cérebro percepções ameaçadoras. Por ironia, recordam-se da definição de dor descrita anteriormente? Aqui vai a resposta: Resposta cerebral à uma possível percepção de ameaça.

Creio que o recado dessa matéria tenha ficado bem clara, e aos pacientes com dor lombar, sugiro que evitem o repouso absoluto; a nossa coluna não é frágil como muitos afirmam; os movimentos não são prejudiciais na grande maioria dos casos de dor lombar; e principalmente, não tenha medo de viver normalmente por causa da sua dor.

 Ft Gabriel Farhat – Gerenciamento em Dor Lombar e Dor Cervical

1 (Beliefs underlying pain-related fear and how they evolve: a qualitative investigation in people with chronic back pain and high pain-related fear)

Deixe uma resposta