Efeitos da estimulação não invasiva do nervo vago no tratamento da Enxaqueca!!

ENXAQUECA 2

A enxaqueca é definida como uma alteração sensorial da função do sistema nervoso central, de origem multifatorial. Seus principais sintomas são dor pulsátil na região da cabeça, podendo ser acompanhada de hipersensibilidade à luz e aos sons, além de náusea e vômito. É um distúrbio mais prevalente em mulheres, em sua maioria dos 25 aos 45 anos.

Os medicamentos frequentemente utilizados podem ser limitados devido aos seus efeitos colaterais, risco de interações medicamentosas além de poder contribuir na cronificação da enxaqueca por uso excessivo da medicação.

Diante dessa problemática, esse estudo publicado em 2018 na The Journal of Headache and Pain   teve como objetivo avaliar os benefícios da estimulação não invasiva do nervo vago na melhora das crises de enxaqueca e consequentemente redução na administração de medicamentos. Participaram desse estudo 243 voluntários, sendo 120 no grupo que recebeu estimulação do nervo vago e os outros 123 que realizaram a estimulação placebo.

Os resultados foram consistentes na avaliação de desfechos clínicos importantes, pois reduziu de forma significativa a intensidade da dor e a administração de medicamentos.

Traduzido e adaptado por: Gabriel Farhat

Grazzi, L., Tassorelli, C., de Tommaso, M., Pierangeli, G., Martelletti, P., … Barbanti, P. (2018). Practical and clinical utility of non-invasive vagus nerve stimulation (nVNS) for the acute treatment of migraine: a post hoc analysis of the randomized, sham-controlled, double-blind PRESTO trial. The Journal of Headache and Pain, 19(1). doi:10.1186/s10194-018-0928-1

Deixe uma resposta