Qual o impacto da atividade física na taxa de mortalidade em adultos brasileiros?

atividade física

Sabe-se que a atividade física promove diversos benefícios aos praticantes, como redução do risco de doenças crônicas, melhora da aptidão física, melhora na socialização e na qualidade de vida.

Com relação à mortalidade, alguns estudos anteriores já haviam identificado uma associação entre a redução da mortalidade com a frequente prática da atividade física.

Diante disso, um estudo foi realizado no Brasil para analisar a associação entre os componentes da atividade física e as taxas de mortalidade durante um período de 4 anos entre adultos brasileiros.

Publicado recentemente na Journal of Sports Sciences, este estudo foi realizado com 679 adultos e durante os 4 anos de acompanhamento houve 59 mortes. Entretanto o percentual de foi significativamente maior para os participantes de atividade física com intensidade moderada e vigorosa, assim como para aqueles envolvidos em esportes por períodos superiores a quatro meses.

Portanto, podemos concluir que a implementação de programas que envolvam esportes é um alvo potencial para ações políticas que objetivam reduzir a mortalidade e também proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Traduzido e adaptado por: Gabriel Farhat

Turi-Lynch, B. C., Monteiro, H. L., Fernandes, R. A., Sui, X., Lemes, Í. R., & Codogno, J. S. (2019). Impact of sports participation on mortality rates among Brazilian adults. Journal of Sports Sciences, 1–6.

Deixe uma resposta