mobile-menu

Baropodometria

BAROPODOMETRIA - Avaliação Computadorizada dos Pés

O baropodômetro é um equipamento desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento.

Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores piezoelétricos com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Identifica agentes diretos ou indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea, que mais tarde serão impressas sob a forma de gráficos ou planilhas.

Na Europa, o baropodômetro é muito utilizado também em exames com pacientes diabéticos, para detectar as áreas de maior pressão nos pés, podendo assim aliviá-la evitando a formação de úlceras e em casos mais graves a amputação dos pés.

Utilizando um programa de software, através da plataforma baropodométrica é possível detectar a estabilidade do corpo e no espaço, ou seja, as oscilações posturais e o equilíbrio por meio da quantificação da posição corporal em relação a sua base de suporte que assegura o centro de gravidade dentro do polígono de sustentação.

O objetivo no diagnóstico deste exame é avaliar os seguintes parâmetros:

Profissionais responsáveis

Dr. Fabricio Furtado Vieira - Fisioterapeuta formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR (UNICENTRO), Especialista em Terapia Manual e Postural, Equilíbrio Neuromuscular (ENM) e Podoposturologia

Dr. Gabriel Farhat - Fisioterapeuta Formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR (UNICENTRO), Especialista em Reeducação Postural Global (RPG/RPM) pelo Instituto Barreiros. Especialista em Biofotogrametria para Medidas Estáticas de Movimentos (INSPIRAR). Especialista em Podoposturologia. Fisioterapeuta manipulativo - Conceito Maitland

Interessado nesse tratamento? Marque uma avaliação.