mobile-menu

Microfisioterapia

O que é?

A Microfisioterapia é uma técnica de Terapia Manual desenvolvida na França na década de 80, pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grosjean e Patrice Benini. Embora muito difundida nos países da Europa, está presente no Brasil desde 2005.

Seu embasamento teórico é dado pela embriologia, filogenia e ontogenia

O tratamento se utiliza de mapas corporais e gestos manuais específicos e suaves, afim de identificar a causa primária de uma doença ou disfunção e então estimular o equilíbrio e manutenção da saúde.

 

Como acontece?

Toda vez que o organismo sofrer uma agressão de qualquer natureza (traumática, emocional, viral, microbiana, tóxica ou do ambiente) que ultrapasse seu limiar de defesa, essa agressão modificará a vitalidade do tecido atrapalhando o funcionamento das células e enfraquecendo o organismo, fazendo com que determinadas regiões ou órgãos estejam mais suscetíveis a doenças.

A técnica segue os princípios da homeopatia, de cura pelo semelhante. As micropalpações suaves e precisas simulam a agressão recebida fazendo com que o corpo entenda que deve realizar a auto-correção do problema. Isso é possível, pois existe uma espécie de mapa corporal que permite identificar os bloqueios de vitalidade tecidual, até mesmo os que aconteceram há anos, ou ainda na vida intra-uterina. As sessões são realizadas com intervalos de 30a 60 dias, prazo necessário para que o corpo promova a auto-correção e os resultados podem surgir desde a primeira até a terceira sessão.

A sessão

Uma sessão dura aproximadamente 50 minutos. Após ter exposto as razões da consulta, o paciente, ainda vestido, se deita sobre uma maca. O fisioterapeuta vai primeiro localizar e identificar as cicatrizes que obstruem o corpo controlando os ritmos vitais. Ao detectar uma perturbação, ele vai usar palpações sutis para reinformar o organismo da presença desta cicatriz. Assim o corpo vai reencontrar a memória do choque, concentrar-se nela para eliminá-la definitivamente e então, promover a cura.

Indicações:

Algumas associações que podem estar presentes:

 

Profissional Responsável

Thais Fernanda Ienke – Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, 2012. Possui formação avançada E2 no método de Microfisioterapia.

Crefito 8 – 188483 F

 www.facebook.com/tfifisiot

Interessado nesse tratamento? Marque uma avaliação.