Exercício aeróbico ou exercício resistido? Qual o melhor exercício para pacientes com dor lombar crônica inespecífica?

DOR LOMBAR

Sabe-se que aproximadamente 85% dos casos de Dor Lombar Crônica são classificadas como Inespecífica, ou seja, sem nenhum agravante patológico. Ela é mais prevalente em adultos com idade superior a 40 anos, e a sua etiologia diferencia-se da Dor Lombar Aguda por incluir vários fatores psicossociais, incluindo insatisfação no trabalho, ansiedade, depressão, catastrofização, e outros.

Com relação à sua gestão, o exercício é uma excelente opção como tratamento conservador para melhorar a dor e as incapacidades. Porém, ainda é incerta qual a melhor modalidade de exercício, sendo os aeróbicos e os resistidos os mais pesquisados. Até então não havia nenhuma metanálise comparando essas intervenções.

Diante disso, foi realizado uma Revisão Sistemática com Metanálise envolvendo 6 ensaios clínicos randomizados com um total de 333 pacientes. Os desfechos avaliados foram dor, incapacidade e qualidade de vida.

Os resultados desse estudo mostraram que ambos os exercícios tiveram uma leve eficácia na intensidade da dor apenas. Quando comparados um com o outro, não houve diferença entre os exercícios. Os exercícios resistidos proporcionaram uma leve melhora no bem estar psicológico.

Apesar dos resultados favoráveis, o real efeito clínico foi baixo. Por isso há a necessidade de mais estudos para que nós, clínicos, possamos ter mais confiança ao determinar a escolha entre o exercício aeróbico e o resistido. A vantagem é que são de fácil aplicabilidade e com baixíssimos índices de reações adversas.

Traduzido e adaptado por: Gabriel Farhat

Wewege, M. A., Booth, J., & Parmenter, B. J. (2018). Aerobic vs. resistance exercise for chronic non-specific low back pain: A systematic review and meta-analysis. Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, 1–11.

Deixe uma resposta