mobile-menu

Tratamento conservador é eficaz na Síndrome do Túnel do Carpo leve a moderado?

A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) produz sinais e sintomas no punho e nas mãos consequentes da lesão do nervo mediano ao nível do punho. Ela atinge cerca de 3,8 a 4,9% da população, sendo mais frequente em mulheres do que em homens e na maioria dos casos com idade entre 50 a 59 anos.  

Nos seus casos mais graves, o tratamento é cirúrgico, enquanto se for leve ou moderado, será optado por tratamento conservador. Existem inúmeros tratamentos conservadores, no entanto, não há consenso sobre as melhores técnicas não cirúrgicas disponíveis para pacientes com envolvimento leve ou moderado.

O objetivo deste estudo foi revisar e avaliar a eficácia do tratamento conservador para pacientes com STC leve ou moderada através de uma Revisão Sistemática, a qual abordou 32 ensaios clínicos.

Os resultados desse estudo apontaram evidências leve a moderada para o uso de esteróides orais e infiltrações locais. Há evidências da eficácia do uso de talas, principalmente se estiver associada a outras técnicas de tratamento, como TENS, ultra-som ou deslizamentos neural.

Algumas técnicas de Terapia Manual também promoveram benefícios, assim como a Acupuntura. A combinação de tratamento medicamentoso com técnicas fisioterápicas sugere um melhor resultado do que se for realizado isoladamente.

Traduzido e adaptado por: Gabriel Farhat

Jiménez del Barrio, S., Bueno Gracia, E., Hidalgo García, C., Estébanez de Miguel, E., Tricás Moreno, J. M., Rodríguez Marco, S., & Ceballos Laita, L. (2016). Tratamiento conservador em pacientes con síndrome del túnel carpiano con intensidad leve o moderada. Revisión sistemática. Neurología.