Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações do corpo, principalmente as da coluna.
A doença atinge com mais frequência jovens com idade entre 15 e 30 anos. Ainda há uma escassez de artigos na literatura sobre os benefícios da atividade física na Espondilite Anquilosante.
Alguns estudos anteriores mostraram benefícios dos exercícios aeróbicos, de resistência e de força na redução de eventos coronários, redução de quedas e fraturas e melhora da capacidade respiratória.
Um estudo recente, publicado na ARCHIVES OF PHYSICAL MEDICINE AND REHABILITATION, reuniu sistematicamente 8 estudos com um total de 331 pacientes com Espondilite e que foram submetidos a um programa de exercícios domiciliares, natação, Pilates e exercícios supervisionados. Foram avaliados itens como dor, fadiga e limitação funcional antes e após o tratamento. Verificou-se um grande benefício da atividade física nos itens avaliados nos pacientes acometidos pela patologia, com grande segurança na execução e proporcionando uma melhora da qualidade de vida dos mesmos.
Traduzido e adaptado por: Gabriel Farhat
Please cite this article as: Pécourneau V, Degboé Y, Barnetche T, Cantagrel A, Constantin A, Ruyssen – Witrand A, Effectiveness of exercise programs in ankylosing spondylitis: A meta-analysis of randomized controlled trials, ARCHIVES OF PHYSICAL MEDICINE AND REHABILITATION (2017), doi: 10.1016/ j.apmr.2017.07.015.