O envelhecimento biológico é caracterizado pela redução de processos reparadores e regenerativos dos tecidos e órgãos, submetendo os idosos à uma perda de massa muscular e consequente diminuição da força, incluindo os músculos respiratórios. Essas alterações relacionadas à senescência têm um importante impacto clínico, pois a redução da força muscular respiratória está associada a maior mortalidade em idosos.
Um estudo publicado em outubro de 2019, conduzido através de uma Revisão Sistemática, selecionou 7 estudos com 248 participantes.
Esta revisão revela que o treinamento muscular inspiratório pode contribuir para um aumento na força muscular inspiratória e na espessura do diafragma em idosos. Além disso, essa modalidade de treinamento pode contribuir para melhorar a capacidade de exercício, nível de atividade física e controle autonômico cardíaco.
Traduzido e adaptado por Gabriel Farhat
Seixas, M. B., Almeida, L. B., Trevizan, P. F., Martinez, D. G., Laterza, M. C., Vanderlei, L. C. M., & Silva, L. P. (2019). Effects of Inspiratory Muscle Training in Older Adults. Respiratory Care, respcare.06945.