Sabe-se que a Enxaqueca é uma das principais causas de afastamento do trabalho no mundo e acomete cerca de 11% da população mundial.
Atualmente esse acometimento é tratado com medicações e fisioterapia, porém pouco se sabe sobre a sua prevenção.
Um estudo publicado no Journal of Pain em 2017 realizou um tratamento durante 1 mês usando várias frequências de TENS comparado com TENS placebo e o medicamento Topiramato.
Ambos os grupos foram reavaliados após 3 meses do início do tratamento. O TENS e o Topiramato foram eficazes para vários desfechos como intensidade da dor, frequência e duração da dor quando comparados com o TENS placebo.
O mais interessante é que o TENS foi tão eficaz quanto o Topiramato, sem diferença significativa entre ambas. Além disso, o TENS foi mais seguro e com baixíssimas reações adversas quando comparado ao medicamento.
Devemos levar em consideração o uso profilático do TENS como uma abordagem complementar, pois além de ter demonstrado efeito a médio prazo também foi mais seguro quando comparado ao medicamento.
Traduzido e adaptado por: Gabriel Farhat
Please cite this article as: Liu Y, Dong Z, Wang R, AO R, Han X, Tang W, Yu S, Migraine prevention using different frequencies of transcutaneous occipital nerve stimulation: A randomized controlled trial, Journal of Pain (2017), doi: 10.1016/j.jpain.2017.03.012.