Os Fisioterapeutas brasileiros utilizam das Diretrizes de Prática Clínica para determinar o tratamento da Dor Lombar??

w2

Um estudo recém publicado  investigou 189 Fisioterapeutas no Brasil afim de verificar se os mesmos utilizam das Diretrizes de Prática Clínica para tratar os pacientes com Dor Lombar.

As Diretrizes de Prática Clínica são recomendações baseadas nas melhores publicações sobre determinado assunto e seus objetivos são orientar as avaliações e tratamentos combinados para casos específicos de Dor Lombar e / ou encaminhamento de casos de diagnóstico diferencial a peritos, sugerir tratamentos que têm evidências na prevenção da recorrência e cronificação da Dor Lombar, e  mostrar as melhores  evidências de tratamentos que evitam para uma transição de Dor Lombar aguda para crônica. Resumindo, as melhores indicações de avaliações e tratamentos encontram-se nas Diretrizes.

Além disso, esse estudo também teve como objetivo avaliar se os Fisioterapeutas estão aptos a identificar diagnósticos diferenciais referentes a Bandeiras Amarelas e Bandeiras Vermelhas. As Bandeiras Amarelas são casos acompanhadas de acometimentos psicossociais e as Bandeiras Vermelhas, que representam cerca de apenas 10%, são casos graves que necessitam de investigação bem detalhada.

A adesão precoce às Diretrizes da Prática Clínica pode acelerar a recuperação e reduzir os custos associados com Dor Lombar.

Os resultados foram decepcionantes, apenas cerca de 5 a 24% dos participantes aderem totalmente ao uso das Diretrizes.

Esses resultados nos mostram que é necessário uma melhor divulgação dessas Diretrizes, porém cabe ao Fisioterapeuta também buscar as informações e atualizações referentes a esses protocolos.

No Instituto Postural, nos preocupamos muito com a atualização científica da equipe, visto que realizamos mensalmente um Grupo de Estudo afim de debater o que a ciência nos oferece rotineiramente.

Traduzido e adaptado por Gabriel Farhat

Adherence to Back Pain Clinical Practice Guidelines by Brazilian Physical Therapists: A Cross-Sectional Study.

Spine, 2017 Apr 10.

Deixe uma resposta