Tratamentos

Home > Tratamentos

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL - RPG

Correção Postural de forma Global

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL - RPG

O método RPG (Reeducação Postural Global), criado na França e elaborado no Brasil na década de 80, consiste de uma técnica eficaz na prevenção e/ou tratamento de dores e alterações posturais abordando o indivíduo de forma global e não apenas mantendo o foco do trabalho na queixa localizada deste paciente. Através das inter-relações da respiração com os músculos e o esqueleto humano, este método trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

O nosso corpo, mesmo em repouso, mantém a ativação dos músculos antigravitários, responsáveis por suportar o peso do nosso corpo e nos manter em postura ereta. Quando há um desequilíbrio devido a um aumento ou diminuição da tonicidade muscular, pequenas alterações posturais podem ser adotadas pelo nosso sitema de percepção corporal. Assim, os realizarmos as nossas atividades diárias com a postura inadequada, estaremos sobrecarregando certas estruturas do corpo, que futuramente poderão causar dores articulares e musculares, degenerações e tendinites.

Outro agravante é a forma de auto-cura do nosso corpo. Ao tentar "curar" alguma alteração postural ou dor, surge na verdade compensações corporais que irão aliviar os sintomas temporariamente. Dessa forma origina-se o ciclo "dor - compensação - dor" caracterizado pela compensação corporal após um quadro álgico, que irá sobrecarregar novas estruturas e originando novas dores em locais distantes da dor primária. A melhor forma de tratamento para esses quadros, como foi dito anteriormente, não é o tratamento segmentar, ou seja, no foco da dor, mas sim o tratamento global. É por isso que descrevemos o RPG como uma técnica de repercussão neuro-musculo-esquelética, o que significa que ela atua não apenas no sistema ósseo e muscular, mas principalmente no sistema nervoso, pois ela armazena informações nas áreas cerebrais responsáveis pela percepção corporal e postural, modificando assim as alterações posturais e dando ótimas condições para manter a postura ideal.

As indicações para realizar o RPG são inúmeras, desde pessoas com má postura sem sintomas até patologias do sistema músculo-esquelético, como por exemplo:

  • Hérnia de disco;
  • Artroses;
  • Bursites;
  • Tendinites;
  • Fibromialgia;
  • Escoliose;
  • Hipercifose;
  • Hiperlordose lombar e cervical;
  • Dores na coluna;
  • Cefaléia tensional (dores de cabeça);
  • Encurtamentos musculares;
  • Pé plano e cavo;
  • Joelho valgo e varo;
  • Prevenção de lesões adaptativas.

No nosso método de tratamento estaremos dando enorme ênfase na avaliação de cada paciente, pois uma avaliação completa e bem elaborada auxilia diretamente na linha de tratamento. Para isso, estaremos utilizando na avaliação métodos modernos como avaliação postural computadorizada, baropodometria que atua no diagnóstico e avaliação das pressões plantares, tanto em posição estática, de repouso, como de movimento, na marcha, que registra os pontos de pressão exercidos pelo corpo, com o objetivo de prevenir e tratar transtornos da postura e do equilíbrio. As sessões duram aproximadamente 1 hora, podendo ser realizadas de 1 a 2 vezes semanais variando de acordo com o objetivo elaborado a cada um, com o quadro clínico de cada paciente, com a sua patologia e sua evolução.

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL:

Dr. Gabriel Farhat Fisioterapeuta Formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR (UNICENTRO), Especialista em Reeducação Postural Global (RPG/RPM) pelo Instituto Barreiros. Especialista em Biofotogrametria para Medidas Estáticas de Movimentos (INSPIRAR). Especialista em Podoposturologia. Fisioterapeuta manipulativo - Conceito Maitland